segunda-feira, 29 de junho de 2009

Sepultura - Schizophrenia (1987) e Beneath The Remains (1989) – Download

`Morbid Visions` e `Bestial Devastation` causaram um impacto na cena underground mundial, por sua agressividade, seu peso e até, por que não, sua tosquice!
Mas para realmente ter uma chance no mercado exterior, deixar de ser uma banda exótica e passar a ser visto como uma banda comercialmente viável, o Sepultura precisava de uma trabalho com `T ` maísculo, e com esse pensamento começaram a trabalhar nas composições de `Schizophrenia`.
A saída de Jairo Guedes e a entrada de Andreas Kisser na banda, elevou a música do Sepultura a um nível técnico jamais visto antes.
A Cogumelo fez sua parte, bancando um bom estúdio e fazendo um ótimo trabalho na produção e divulgação do disco, que `sobrou` em termos de Brasil, ainda mais nos anos 80!
Com a ótima repercussão de `Schizophrenia` os contatos com a cena estrangeira se tornaram cada vez mais freqüentes, cartas e mais cartas, telefonemas, entrevistas para revistas estrangeiras, a parada estava virando!
Foi aí que Max fez a famosa viagem a New York no lugar de um amigo que trabalhava na Pan Am (ainda existe?), na cara dura!
Na `Grande Maçã`, com a valiosíssima ajuda de Borijov Krgin e Don Kaye, Max se encontrou pessoalmente com todos os `chefões` das gravadoras underground da época, deixando com cada um deles o material promocional do Sepultura.
A viagem rendeu frutos pra lá de inesperados, um contrato com a Roadrunner, algo impensável para uma banda brasileira nos anos 80!
Passadas as `bebemorações` pelo contrato a banda passou a trabalhar pesado nas composições que viriam a ser o disco `Beneath the Remains`.
As idéias fluíram facilmente e em pouco tempo a banda estava com um material matador, de altíssima qualidade nas mãos.
Após alguns desacertos entre o Sepultura e a Roadrunner foi decidido que Scott Burns (mestre!) seria o produtor do disco.
Diz a lenda que nenhum dos produtores de médio porte que trabalhavam com a Roadrunner queria vir ao Brasil, não por algum preconceito contra o país, mas por causa do valor do pagamento pela produção do disco do Sepultura, U$ 2.000!

Burns aceitou a empreitada porque além de ser fã do Sepultura (tinha todos os lançamentos em fitas k7, conseguidas através do saudoso circuito de tape trading!) tinha curiosidade em conhecer o Brasil.
Burns se equipou com o que de melhor havia na época em termos de equipamento musical e trouxe tudo com ele, mas chegando aqui, todo o equipamento ficou retido na alfândega.
Para liberar o equipamento Burns teve de usar a verba de alimentação (!!!) dele e da banda para o período de gravação do disco.
Burns e a banda se hospedaram em um hotelzinho fuleiro, onde a bagagem pessoal de Burns foi roubada, em um tradicional (no Rio) caso de `descuido/155`, e passaram todo o período de gravação à base de pão com salame, coca-cola, e pinga!
As gravações foram feitas no Estúdio Nas Nuvens (RJ/RJ) que era o melhor do Brasil na época.
Alheia às precárias condições financeiras (ou por causa delas!) a banda matou a pau e cometeu um disco que é um clássico absoluto do estilo!
No último dia de gravações a mesa de som do Nas Nuvens explodiu (!!!!), o que fez com que Max viajasse para a Flórida com Burns para gravar o resto dos vocais do disco.


Foi em `Beneath the Remains` que o Sepultura trabalhou pela primeira vez com o grande artista Michael Whelan, a ilustração usada para a capa do disco, um trabalho chamado `Nightmare in Red`, foi vista por uma amigo da banda (Carlos Sabbath) em um livro, todos da banda gostaram da ilustração e o departamento comercial da Roadrunner organizou o uso da imagem para a capa de `Beneath the Remains`.
Whelan fez outras capas do Sepultura (Arise, Chaos A.D, Roots) e também já trabalhou com o o Obituary e outras bandas ligadas à Roadrunner, inclusive o próprio Soulfly (Dark Ages).
Com a considerável máquina promocional da Roadrunner por trás `Beneath the Remains` vendeu muito bem, abrindo definitivamente as portas do mercado externo para o Sepultura, que finalmente conseguiu fazer a (primeira de inúmeras) tão sonhada tour estrangeira, em setembro de 1989.
Nessa 1º tour o Sepultura tocou por toda a Europa abrindo pro Sodom, que numa atitude inexplicável ( e até hoje negada) `tesourou` na grande o Sepultura, no som, nas luzes, nos lugares no tour bus e até na cerveja!
Em represália nossos amigos fizeram uma horrenda `greve de banho!`.
Se o Sodom achava que ia ganhar alguma coisa `pagando de grandão` para o Sepultura o tiro saiu pela culatra, porque na humildade e com muita `fome` de palco os brazucas `roubavam` o show do Sodom, noite após noite, cidade após cidade!
A maioria do público vazava depois do show do Sepultura, que por sua vez sempre enchia a cara com os fãs após os shows!
Após essa 1º tour européia o Sepultura partiu para sua 1º tour norte-americana, com o Faith or Fear, e foi aí que as coisas realmente começaram a acontecer, mas isso já é outra história!
A primeira vez que eu escutei Sepultura foi justamente quando o ´Beneath the Remains` saiu, estava começando a curtir som pesado e viajei no peso e na agressividade do disco, me tornei fã na mesma hora, sou totalmente viciado em Sepultura!
Gosto de praticamente tudo que eles lançaram, inclusive dos discos pós-Max, e agora pós - Igor.
Mass Hypnosis! Mass Hypnosis!

SCOTT BURNS

MICHAEL WHELAN


''Intro" – 0:31
"From the Past Comes the Storms" (Sepultura) – 4:55
"To the Wall" (Sepultura - lyrics: Korg (Chakal)) – 5:36
"Escape to the Void" (Sepultura) – 4:38
"Inquisition Symphony" (Sepultura [Instrumental]) – 7:13
"Screams Behind the Shadows" (Sepultura) – 4:48
"Septic Schizo" (Sepultura) – 4:31
"The Abyss" (Sepultura) – 1:01
"R.I.P. (Rest in Pain)" (Sepultura) – 4:36
"Troops of Doom" (M. Cavalera/Jairo Guedz/Paulo Jr./I. Cavalera) – 3:17
"The Past Reborns the Storms (Demo Version)" (Sepultura) – 5:08
"Septic Schizo (Rough Mix)" (Sepultura) – 4:34
"To the Wall (Rough Mix)" (Sepultura) – 5:31
DOWNLOAD

"Beneath the Remains" (Max Cavalera, Andreas Kisser, Sepultura)
"Inner Self" (Cavalera, Kisser, Sepultura)
"Stronger Than Hate" (Kelly Shaefer, Sepultura)
"Mass Hypnosis" (Cavalera, Kisser, Sepultura)
"Sarcastic Existence" (Cavalera, Kisser, Sepultura)
"Slaves of Pain" (Cavalera, Kisser, Sepultura)
"Lobotomy" (Cavalera, Kisser, Sepultura)
"Hungry" (Cavalera, Kisser, Sepultura)
"Primitive Future" (Cavalera, Kisser, Sepultura)
"A Hora e a Vez do Cabelo Nascer" (Arnolpho Lima Filho,
Os Mutantes)
"Inner Self (Drum tracks)" (Sepultura)
"Mass Hypnosis (Drum tracks)" (Sepultura)
DOWNLOAD
SEPULTURA - From the Past Comes the Storms + To the Wall – São Paulo - 1987
SEPULTURA - Mass Hypnosis (France '89)

Sepultura - Escape To The Void - El Paso Texas 90
Sepultura - 'Inner Self' (1989/1990) El Paso,TX
























Um comentário:

André Alemão disse...

Sepultura é a melhor banda de metal do mundo, só isso.