sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Jean Charles (Jean Charles, Brasil/Inglaterra, 2009) - Resenha

Direção: Henrique Goldman
Roteiro: Marcelo Starobinas, Henrique Goldman
Produção: Carlos Nader, Henrique Goldman
Estúdio: Imagem Filmes
Elenco: Selton Mello, Vanessa Giácomo, Luís Miranda, Patrícia Armani, Maurício Varlotta, Sidney Magal, Daniel de Oliveira, Marcelo Soares, Rogério Dionísio

Mais ou menos, esperava mais de `Jean Charles`.
Não que o filme seja ruim, mas eu esperava que ele se aprofundasse mais nas conseqüências políticas e diplomáticas da morte de Jean Charles.
O filme mostra a dura realidade da maioria dos `brazucas` que vão tentar a sorte em outro país, na maioria absoluta das vezes trabalhando em sub empregos, em meio a esses emigrantes Jean Charles era uma exceção, pois tinha qualificação como eletricista e dominava o idioma de Shakespeare.
Pelo que eu li na época o filme parece ser bem fiel em sua caracterização de Jean Charles, um cara legal, honesto, mas que como todo bom brasileiro tinha lá suas malandragens.
Por uma falha grotesca da polícia inglesa (ao que parece um agente estava mijando (!!!!) quando o verdadeiro suspeito deixou o prédio) Jean foi confudido com um terrorista que dias antes havia cometido um atentado no metrô de Londres.
A falha da polícia terminou de maneira trágica, com Jean sendo sumariamente executado dentro de um vagão de metrô, foram 8 tiros, sete na cabeça!
O que mostra que em nenhum momento os tais agentes estavam preocupados em capturar o suspeito, e sim em retaliar o ataque.
Houve uma série crise diplomática na época, mas com o passar do tempo o caso esfriou, e até hoje, embora a polícia inglesa tenha reconhecido seu erro, nenhum dos agentes envolvidos no assassinato de Jean Charles foi punido.
O diretor não quis fazer um `protesto político` com o filme, o que seria chato, mas por outro lado acho que ele `pegou leve`, com certeza o filme ficaria melhor com o relato das conseqüências que o caso gerou no Brasil e na Inglaterra.
Quero destacar dois momentos do filme: a `festa` que o patrão de Jean Charles faz para seus empregados com convidadas `selecionadíssimas` e o show que o meu `ídolo` Sidney Magal faz em Londres!
Se não tiver nada melhor para fazer até que não é um mau negócio assistir o filme no cinema, mas você não estará perdendo nada se esperar o filme sair em DVD, ou então começar a aparecer para download nos blogs!

TRAILER




Nenhum comentário: