sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Exposição de quadrinhos africanos em São Paulo

Marcelo Naranjo (07/10/09)

Esta você confere em primeira mão no Universo HQ.Picha, na língua Swahili, ou suali, quer dizer "desenho" e é uma corruptela da palavra inglesa "picture", imagem. Picha é também o título de uma exposição de histórias em quadrinhos apresentando a diversidade do continente africano. O projeto tem duas faces. A exposição exibe as obras de roteiristas e desenhistas de quase todo o continente. Essa mostra é composta de originais de desenhos, álbuns, revistas e HQs publicadas em jornais e revistas. Por outro lado, é um banco de dados contendo muitas informações sobre desenhistas, chargistas e caricaturistas de vários países africanos. Picha foi exposta no Museu Africano da Holanda, de maio a agosto de 2008 (noticiado pelo Universo HQ). Viajou para Lagos, na Nigéria (novembro a dezembro de 2008) e para o Festival de Histórias em Quadrinhos Nostrum, em Palma de Mallorca, Espanha (maio a junho de 2009), e agora chega ao Brasil.
Nessa exposição, além dos desenhistas da África, o norte-americano David Brown e o brasileiro Maurício Pestana marcam presença mostrando as semelhanças e diferenças dos desenhistas afro-descendentes nesses dois países junto com seus pares na África. O projeto foi viável graças à colaboração da Fundação Príncipe Claus e da NCDO, organização holandesa que promove o desenvolvimento de cooperação internacional sediada nos Países Baixos. A exposição Picha no Brasil foi organizada pela Profa. Dra. Sonia M. Bibe Luyten.

"Foi graças à minha coluna Quadrinhos pelo mundo, sobre a África, no Universo HQ, que fui procurada em 2007 por Joost Poolman, organizador do Festival de Haarlem, na Holanda, para ser curadora da primeira exposição de quadrinhos africanos no Brasil", revela Sonia Luyten. A mostra brasileira e norte-americana foi organizada por Maurício Pestana, com apoio do Consulado Norte-Americano em São Paulo. A abertura será no dia 14 de outubro, a partir das 18h30min, no Museu Afro Brasil (Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n, Parque Ibirapuera, São Paulo/SP, telefone 0XX-11-5579-0593).


Confira a lista completa dos artistas que marcam presença na exposição:
Farid Boudjellal (Argélia)
Hector Sonon (Benin)
Didier Kassaï (República Central Africana)
Bob Kanza (Congo)
Barly Baruti (República Democrática do Congo)
Pat Masioni (República Democrática do Congo)
Ramón Esono Ebalé (Guiné Equatorial)
Pahé (Gabão)
Marghuerite Abouet (Costa do Marfim)
Frank Odoi (Quênia)
Dwa (Madagascar)
Mohammed Nadrani (Marrocos)
Kola Fayemi (Nigéria)
Tayo Fatunla (Nigéria)
Jean-Claude Ngumire (Ruanda)
T.T. Fons (Senegal)
Adjim Danngar (Chade)
Karlien de Villiers (África do Sul)
Themba Siwela (África do Sul)
David Brown (Estados Unidos)
Mauricio Pestana (Brasil)

Fonte: Universo HQ http://www.universohq.com.br












Nenhum comentário: