sexta-feira, 23 de outubro de 2009

O Sequestro do Metrô 123 (The taking of the Pelham 123, E.U.A, 2009)


Direção: Tony Scott

Roteiro: Brian Helgeland

Produção: Tony Scott, Steve Tisch, Jason Blumenthal, Todd Black

Estúdio: Columbia Pictures

Elenco: Denzel Washington, John Travolta, Luis Guzmán, Victor Gojcaj, John Turturro, Michael Rispoli, James Gandolfini, Ramon Rodriguez, Saidah Arrika Ekulona, John Benjamin Hickey

Bom filme, gosto bastante do Denzel Washington e também do John Travolta, desde que eu vi o trailer estava com vontade de assistir `O Seqüestro do Metrô 123`.

Na trama do filme vemos um dia que aparentava ser normal na vida de Walter Garber, um alto funcionário público do sistema de metrô de N.Y que por causa de uma suspeita de corrupção foi rebaixado de cargo, sendo colocado para monitorar o tráfego dos metrôs, tudo aparenta estar normal, até que o metrô da linha 123 começa a apresentar condutas inexplicáveis.

Subitamente alguém que está no metrô entra em contato com Garber e anuncia que o metrô, com os passageiros, foi seqüestrado, e exige um resgate de 10 milhões de dólares em 1 hora, sendo que a cada minuto de atraso um refém será morto.

Atônito, Garber tem que negociar com o seqüestrador, até a chegada do negociador da polícia, mas mesmo com a chegada do negociador da polícia o seqüestrador insiste em falar somente com Garber, e deixa isso bem claro matando um refém!

A partir daí Garber é totalmente envolvido pela situação e acaba tendo um papel decisivo no desfecho do seqüestro.

O filme é uma regravação de um filme homônimo de 197...., mas essa `versão 2009` é bem diferente da original, basicamente apenas a trama do seqüestro em si foi mantida, o resto foi todo modificado, inclusive o final.

Uma das melhores sacadas do roteirista foi trazer a trama para os dias atuais e inserir nela elementos atualíssimos como a `histeria coletiva` que tomou conta dos países ricos do ocidente após o 11 de setembro e a crise econômica que assola o planeta.

Procurei o filme original na web e não consegui encontra-lo, mas achei algo bem melhor, o livro no qual o filme original foi baseado!

O livro se chama `O seqüestro do metrô`, foi escrito por John Godey e lançado em 1973, e o achei por R$ 3,00 em um sebo no centrão de Goiânia!

Ainda não o li, mas com certeza ele deve ser melhor que as duas versões do filme, até hoje nunca vi um filme baseado em um livro ser melhor que o livro, vide `O Poderoso Chefão`, que é o livro que eu mais li na vida, e detestei o filme, apesar de todo o `oba oba` em torno dele.

Achei o filme bom, mas esperava mais dele, o recomendo apenas para fãs de Washington e Travolta.

TRAILER

.

Nenhum comentário: