segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Avatar (Avatar, E.U.A, 2009) - Resenha


Direção: James Cameron

Roteiro: James Cameron

Produção: James Cameron, Jon Landau

Estúdio: 20th Century Fox Film Corporation/Lightstorm Entertainment/Giant Studios

Elenco: Sam Worthington, Sigourney Weaver, Michelle Rodriguez, Zoe Saldana, Giovanni Ribisi, Joel More

Magnífico, simplesmente magnífico!

Acompanhei bem de perto, e com uma ansiedade crescente, a fase final de divulgação de `Avatar` e quanto mais eu via trailers/fotos/etc do filme mais pensava com meus botões `ou vai ser uma maravilha ou uma porcaria total!`

Estava com mil e uma expectativas a respeito desse filme e felizmente todas foram positivamente correspondidas, `Avatar` é um filmaço!

Não vou falar muito sobre a trama porque qualquer um que tiver um mínimo interesse por cinema já sabe do que o filme se trata.




James Cameron se superou, ele não só fez um ótimo filme como também criou todo um universo, o maravilhoso planeta Pandora, com seus habitantes, os Na´vi, sua fauna e flora espetaculares, e até um idioma próprio!

É até covardia falar dos efeitos especiais e da fotografia de `Avatar` , é simplesmente impossível saber o que é real e o que é virtual no filme, tamanho é o grau de realismo das cenas.

O roteiro tem sido o principal alvo de críticas ao filme, realmente ele é um tanto quanto raso, em nenhum momento as personalidades e motivações dos personagens são totalmente desenvolvidas, e as situações (e até falas) `clichê` são totalmente previsíveis, mas apesar disso o filme funciona muito bem e deve agradar públicos de todas as idades.

Mas cinemão comercial é isso aí mesmo, mais do mesmo de uma maneira ligeiramente diferente.



Uma coisa é certa: o grau de realismo alcançado em `Avatar` será o padrão de todos os filmes de ficção científica daqui pra frente.

Uma das coisas que eu mais gostei no filme foi a crítica explícita ao modo como a parcela ocidental da humanidade encara a exploração de recursos minerais, principalmente em países `pobres`, não há como não se traçar um paralelo entre a situação mostrada no filme e a `colonização` da América (quando eu falo América quero dizer a região localizada desde o Alaska até a Terra do Fogo), em que os nativos tiveram suas terras saqueadas e suas culturas atacadas e escarnecidas, e em alguns casos até extintas, tudo por causa da ganância por recursos naturais e riquezas dos ditos `civilizados`.



O que eu não gostei: a cópia que eu assisti era dublada, odeio ver filmes dublados, mas entendo o apelo comercial do filme e até pela época em que ele está sendo lançado a maioria das cópias nos cinemas brasileiros serão dubladas mesmo, assim fica mais fácil quem estiver fazendo compras acabar levando `a molecada` junto para assistir o filme.

Mas vou tentar assistir ele com o som original porque eu imagino que o sotaque dos Na´vi falando inglês deve ser uma coisa de outro mundo!

Para terminar essa resenha, como não poderia deixar de ser tenho que admitir que estou completamente apaixonado pela Na´vi Neytiri, literalmente uma gata, hehe!

Assista no cinema, de preferência em 3D!

TRAILER

Nenhum comentário: