sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Da Brat - Funkdafied (1994) - Download


Uma das minhas rappers preferidas, e indubitavelmente uma das mais cabulosas!

Shawntae Harris nasceu em Chicago em 1974, e por causa de problemas entre seus pais foi criada por eles e também por sua avó materna, que a levava para um igreja pentecostal onde ela aprendeu a tocar bateria e cantava no coral.

Com a chegada da adolescência ela passou a estudar na Kenwood High School, na qual passou a praticar atletismo e basquete, e também teve seus primeiros contatos com o rap, passando a cantar e a compor.

Em 1992 Shawntae venceu uma gincana organizada pelo Yo! MYV Raps para se encontrar com o Kriss Kross, ela se deu muito bem com eles, tão bem que eles a apresentaram a Jermaine Dupri, produtor da dupla.

Dupri era um típico produtor de rap do início dos anos 90, um sujeito `meio malandro`, com um bom conhecimento musical, capacidade empresarial, sempre à procura de talentos e com uma `fome` interminável por grana!

Na hora em botou os olhos em Shawntae, e ouviu seu material, Dupri viu o diamante bruto que tinha nas mãos.


Anotou os contatos da moça, fez um `pouco de doce` e alguns meses depois a contratou para seu selo, So So Def Recordings.

O produtor levou Shawntae para Atlanta, onde morava, e passou a `treina-la` para a transformar em `Da Brat`.

A tradução mais próxima para o português da palavra `brat` é `criança mal educada`, a famosa `pestinha`.

Segundo a própria Shawntae esse nome foi escolhido por ela ser filha única e desde pequena ter todas as suas vontades feitas pelos pais e pela avó, a autêntica criança mimada.

Dupri estava disposto a transformar Shawntae na `Snoop de saias` e usou todo o seu vasto conhecimento de música e marketing para alcançar esse objetivo.

Os esforços dele e de Da Brat se materializaram no disco `Funkdafied`, que foi lançado em 1994 e se tornou um sucesso imediato, inclusive sendo o primeiro álbum de uma rapper a vender mais de 1 milhão de cópias!

Musicalmente o álbum soava bastante como o material da Death Row, mas um pouco mais pop, mais comercial.


Jermaine Dupri e Da Brat

O diferencial mesmo eram os vocais inconfundíveis de Da Brat, cujas letras seguiam à risca a `cartilha` de Snoop Dogg.

Conheci o som da Da Brat em 1995, através do saudoso Yo! MTV Raps da MTV Brasil, os clips de `Funkdafied` `Fa All Ya All` e `Give It 2 You` rolavam bastante nesse programa, e quando o disco dela foi lançado no Brasil eu comprei na hora!

Nessa época eu comprava bastante a revista estadunidense de rap `The Source`, que era relativamente barata e muito boa, nunca mais ouvi falar dela, será que ainda existe?
Li algumas matérias e artigos sobre a Da Brat nessa revista e virei fã de vez!

Além de adorar o vocal dela acho ela uma gata!

Apesar de todo o sucesso de `Funkdafied` inexplicavelmente Da Brat optou por `baixar a bola`, fazendo poucos shows de divulgação e se limitando a fazer participações em discos de outros artistas, entre eles os amigos do Kriss Kross e Mariah Carey.



Ela só lançou seu segundo disco em 1996, `Anutha Tantrum`, que nem de longe beirou o sucesso do 1º disco.

Após isso a rapper passou a investir em sua carreira como atriz em filmes e seriados, além de continuar a participar em discos de outros artistas, chegando até a excursionar com Mariah Carey.

Em 2000 Da Brat lançou seu 3º álbum, `Unrestricted`, no qual abandonou a imagem gangsta e investiu pesado no visual `gostosa/cachorra`, que estava em alta na época, ela chegou até a malhar para adquirir o `physique du role` que o estilo pedia.

Esse disco foi bastante comentado na cena rap no Brasil porque em uma das faixas a Da Brat sampleou o..........Carrapicho!

Mais ou menos nessa época começaram os problemas legais de Da Brat, em 2001 ela bateu em outra mina com uma arma por causa de uma briga por um camarim VIP no nighclub `Buckhead`, em Atlanta.

A vítima levou 6 pontos na cabeça e Da Brat foi condenada a 80 horas de serviço comunitário, 1 ano de condicional e uma multa de U$ 1.000.


Em meio a essa confusão toda Da Brat ,sabe-se lá como, conseguiu entrar em estúdio em 2003 e lançar seu 4º trabalho, `Limelite, Luv & Nightclubs`, que como o nome indica manteve o estilo do disco anterior e como ele também teve uma recepção `morna`.

Incidentes como o acontecido em 2001 se tornaram mais ou menos comuns na vida de Da Brat, mas o bicho pegou mesmo em 2007.


Da Brat!!!!!!!!!!!!!

Em uma festa de Halloween no nightclub Studio 72, em Atlanta, Da Brat arranjou uma confusão com uma das garçonetes da casa e quebrou uma garrafa de rum na cara dela!

Não foi a primeira vez que Da Brat teve `problemas` com essa garçonete.

Como a vítima ficou com cicatrizes permanentes no rosto o caso se tornou sério, e em agosto de 2008 Da Brat foi condenada a 3 anos de prisão em regime fechado, 7 anos de condicional e 200 horas de serviço comunitário.

Atualmente ela está cumprindo os 3 anos na penitenciária Arrendale Federal Prison, em Alto, Geórgia.

A sentença só não foi maior por que Da Brat se declarou culpada, em vez de de ir `empurrando` o julgamento com recursos.

Um episódio lamentável na vida de uma pessoa tão talentosa........


Da Brat durante o julgamento em 2008

Notícias recentes indicam que a recuperação de Da Brat está sendo bem sucedida, em meados de setembro do ano passado ela organizou um show de talentos na prisão, chamado `Showtime at Alto`.

Jermaine Dupri está sendo muito criticado por não visitar Da Brat na prisão, segundo ele por que ela é como uma `irmã mais nova` para ele e portanto ele não a quer ver encarcerada, mantendo contato com ela apenas por cartas e telefonemas, e organizando tudo para o seu retorno profissional quando ela sair da prisão.



Essa situação me leva a mais uma vez pensar no que acontece na cabeça de artistas que conseguem um sucesso fenomenal em seu 1º trabalho e não são tão bem sucedidos nos trabalhos seguintes.

A maioria cai na `vida loka`, como a Da Brat.

Acho que nessa hora pesam muito a criação, a cultura, o caráter, pouquíssimas pessoas tem cabeça para segurar a onda.

Espero que nesses 3 anos Da Brat reflita sobre os rumos que sua vida tomou e decida voltar a fazer o que ela faz melhor: música.

Keep ya head up my homie girl!





  1. "Da Shit ya Can't Fuc' Wit'"
  2. "Fa' All Y'all"
  3. "Fire it Up"
  4. "Funkdafied"
  5. "May da Funk Be Wit' 'Cha"
  6. "Ain't No Thang"
  7. "Come and Get Some"
  8. "Mind Blowin'"
  9. "Give it 2 You"

DOWNLOAD

http://rapidshare.com/files/294464503/Funkdafied.rar

OU

http://rapidshare.com/files/45351894/Da_Brat_-_Funkdafied__1994_xspliff0.net.exe.html

Da Brat – Funkdafied

Da Brat - Give It 2 You

Da Brat - Fa All Y'All


















Nenhum comentário: