domingo, 31 de janeiro de 2010

Sempre ao seu lado (Hachiko: A Dog´s Story, E.U.A, 2009)

Diretor: Lasse Hallström

Roteiro: Stephen P. Lindsey

Produção: Richard Gere, Bill Johnson

Elenco: Richard Gere, Joan Allen, Sarah Roemer, Cary-Hiroyuki Tagawa, Eric Avari, Jason Alexander, Davenia McFadden, Kevib DeCoste, Tora Hallstrom, Robbie Sublett


Magnífico, comovente, maravilhoso!

Fui ver esse filme de bobeira, geralmente vou no cinema às quartas-feiras, quando os ingressos são mais baratos aqui em Goiânia, como já tinha assistido os últimos lançamentos decidi assistir `Sempre ao seu lado` achando que seria uma comédia romântica ou algo do tipo, ainda mais com o Richard Gere no elenco.

Para minha surpresa (e alegria!) o filme era o oposto disso.

Sou `doente` por cachorros desde pequeno, tenho toneladas de livros e revistas sobre eles (um dos meus sonhos é montar um canil de Dogo Argentino!), e o Akita, personagem principal do filme, é uma das minhas raças favoritas.

O filme é uma belíssima história de amor e lealdade, que causa uma verdadeira comoção nas salas em que é exibido.

`Sempre ao seu lado` é um refilmagem/adaptação do filme japonês `Hachiko Nogomataru`, de 1987, que conta a história real de um Akita chamado Hachiko que desenvolveu o hábito de todos os dias acompanhar seu dono à estação de trem quando ele ia trabalhar, voltar para casa, e ir novamente à estação aguardar o retorno de seu dono, na hora exata em que o trem que o trazia de volta do trabalho chegava à estação!



Lá pelo meio do filme me lembrei que já havia lido algo sobre essa história, e me recordei que o dono do cachorro morreu na história real.....

Mas ir ao cinema sabendo desse `detalhe` não estraga em nada o prazer de assistir esse filme.

Após esse acontecimento na trama o filme parte para seu inevitável final, e aí o negócio começa a pesar.

À medida que o cão envelhecia os soluços começaram na sala, e em pouco tempo se transformaram em uma choradeira só!

Apesar de ser meio `coração de pedra` amo cachorros, então.......verti umas lágrimas também!


Pouco me importa se o que vou escrever soa misantrópico mas eu prefiro animais, especialmente cães, à maioria das pessoas.

Cães amam seu(s) dono(s) incondicionalmente, para o cão seu dono é um ser especial, um semi-deus, e eles oferecem esse amor sem nenhum interessa escuso ou oculto, ao contrário de 99,9% dos seres humanos.

O Hachiko real foi dado ao seu dono, Hidebaro Ueno (professor do departamento de agricultura da Universidade de Tóquio) em 1924, e como é mostrado nos 2 filmes o acompanhava à estação Shibuya todas as manhãs, retornava para casa e voltava à estação à tardinha para aguardar o retorno de Ueno.

Em maio de 1925 Ueno teve um derrame fulminante na faculdade, e nunca mais retornou à estação em que Hachiko o esperava.

Após a morte do professor amigos e parentes dele `adotaram` Hachiko, mas ele sempre escapava e voltava para sua antiga casa e à rotina de esperar por Ueno na estação Shibuya.

Com o passar do tempo Hachiko passou a morar nas ruas próximas à estação e sempre ia para lá no horário em que o trem que trazia Ueno chegava à estação.

O HACHIKO REAL



Vendo isso todos os dias os vendedores, trabalhadores e passageiros da estação começaram a cuidar de Hachiko.

Ele manteve sua vigília até morrer em 08/03/1935, ele esperou seu dono por 10 anos!

Durante sua espera de 10 anos Hachiko atraiu a atenção da imprensa e se tornou uma `celebridade` nacional.

Sua lealdade mexeu tanto com os sentimentos dos japoneses que ele passou a ser usado como um exemplo para os pais e professores ensinarem lições de respeito e amizade às crianças.

Enquanto Hachiko ainda estava vivo, em abril de 1934, uma estátua de bronze foi erguida em sua homenagem no local em que ele costumava ficar na estação Shibuya, ele esteve presente à inauguração da estátua!

Infelizmente a estátua foi derretida durante a 2º Guerra Mundial, devido ao esforço de guerra japonês, que estava usando todo metal disponível no país para a confecção de equipamentos bélicos.


ESTÁTUA DE HACHIKO NA ESTAÇÃO SHIBUYA

Após o fim da guerra a estátua foi refeita por Takeshi Ando (filho do artista que havia feito a 1º estátua) em 1948, no mesmo local, que passou a ser chamado `Hachiko-guchi`, saída de Hachiko, e é uma das 5 saídas da estação Shibuya.

Todo 8 de abril uma cerimônia é realizada em honra de Hachiko no local em que sua estátua está localizada, milhares de pessoas que amam cachorros comparecem, com seus cães!

O Akita realmente é uma raça diferenciada, e isso foi muito bem explorado no filme, como bons japoneses eles não são muito dados à manifestações de afeto, são bem reservados. Geralmente `elegem` alguém da casa para ser seu dono e a essa pessoa devotam a dedicação que é mostrada no filme.

São ótimos guardiões porque não latem à toa, se você tiver um Akita e ele latir pode ir ver o que é porque alguma coisa ele viu!

Recentes estudos de DNA provaram que o Akita é uma das raças mais antigas existentes, o nome da raça provem de uma região do Japão chamada Akita, onde ele era usado como cão de caça.

A raça quase foi extinta durante a 2º Guerra Mundial, mas graças aos esforços de cinófilos japoneses a raça não só foi salva como também teve suas características fixadas de uma maneira permanente.

Esse texto está se transformando em um tratado sobre cinofilia, então é melhor eu voltar a falar sobre o filme!

`Sempre ao seu lado` é mais um prova de que para um filme ser bom ele não precisa ser repleto de efeitos especiais ou ter um roteiro cheio de reviravoltas e surpresas, ele só precisa de alguma maneira mexer com as emoções do público, e isso esse filme faz, de forma magistral!

Assista no cinema, e leve um lenço!


ESTAÇÃO SHIBUYA
TRAILER

Hachiko Nogomataru – Cenas do filme original






















2 comentários:

Unknown disse...

Lindo filme, estou soluçando ate agora.... tem uns 20 min. q acabei d assistir o filme e tds q estavam na minha ksa se debulharam em lagrimas, tds somos apaixonados por caes entaum isso nos deixou mto sensibilizados...LINDO FILME

***Aline** disse...

Adorei o filme, que dispensa comentários, pois é maravilhoso.
Tambem gostei de saber que existe alguem como eu no mundo, que prefere cachorro que algumas pessoas.
Chorei muito ao ver esse filme, que mostra a lealdade que um cachorro tem ao ser humano, e que o ser humano nao consegue ter à um cachorro...