sábado, 13 de março de 2010

Bone Thugs-n-Harmony - Creepin On Ah Come Up (1994) - Download


Formado em 1991, com o nome de B.O.N.E Enterpri$e, por Krayzie Bone (Anthony Henderson), Layzie Bone (Steven Howse), Bizzy Bone (Byron McCane II), e Wish Bone (Charles Scruggs), o Bone é um autêntico exemplo de persistência, garra e determinação.

O sufoco que esses caras passaram para chegar ao sucesso realmente não é para qualquer um!

Vindos de Glenville, bairro pobre de Cleveland (Ohio), o Bone lutou muito para chegar ao seu primeiro trabalho, Faces of Death, lançado com o primeiro nome do grupo, B.O.N.E Enterpri$e, em 1993.

Ainda nesse ano Flesh-n-Bone (Stanley Howse) entrou no grupo e eles decidiram mudar seu nome para Bone Thugs-n-Harmony, Bone para os íntimos.


Vendo que nada acontecia para a banda em Cleveland decidem ir tentar a sorte na ensolarada Califórnia, com um vago plano de entrar em contato com Eazy-E e conseguir um contrato com a Ruthless Records.

A estadia da banda em Los Angeles foi brutal, os manos não conseguiam empregos, e muito menos shows ou um contrato com alguma gravadora, chegaram a passar fome e morar na rua.

Até que conseguiram entrar em contato com Eazy – E por telefone, que se dispôs a fazer uma audição com eles, após voltar de um show em.....Cleveland!

Sem pensar duas vezes a banda voltou para Cleveland (não me perguntem como) e fez uma audição ao vivo e à capela para Eazy-E no backstage do local em que ele iria tocar!

Impressionado com o que escutou, Eazy prontamente ofereceu um contrato com a Ruthless Records a eles.

Pouco tempo após isso retornaram à Los Angeles, dessa vez com lugar para ficar e um contrato, e entraram em estúdio para trabalhar no que viria a ser o mega-clássico EP `Creepin On Ah Come Up`.

O disco foi produzido por Eazy-E, DJ Yella, DJ U-Neek (que trabalharia com eles em vários de seus discos posteriores), Rhythm D, e o próprio Bone.

O EP apresentava ao grande público o estilo único do Bone, levadas ultra rápidas, supersônicas, misturadas com vocais extremamente melodiosos, algo totalmente diferente de tudo feito na época.



Lançado pela Ruthless Records em junho de 1994, o EP teve uma boa, porém lenta, aceitação entre o público de gangsta rap, mas o lançamento dos singles e videos `Thuggish Ruggish Bone` e `Foe Tha Love of $` mudou isso da noite para o dia, as músicas passaram a serem tocadas em rádios mainstream e os vídeos tiveram alta rotação na MTV, The Box, e até em programas que jamais dariam destaque a um grupo de gangsta rap.

O EP vendeu mais de 4.000.000 de cópias nos E.U.A, dando ao Bone a tranqüilidade de retornar ao estúdio sem pressão e trabalhar em `E 1999 Eternal`, esse sim seu 1º full length, que foi lançado em 1995 e firmou de vez o Bone como um dos maiores nomes do milionário e ultra concorrido mercado rap estadunidense.

Durante todo o resto da década de 90 o Bone continuou lançando discos de sucesso, além de álbuns solo de TODOS seus integrantes, que por sua vez apadrinhavam outros grupos e rappers e os lançavam, originando a Mo Thugs Family, um conglomerado (ou posse) dos membros do Bone e associados.

Conheço um camarada no Parque Anhanguera que tem todos esses discos, no dia em que ele me mostrou eles a coleção cobria sua cama......de casal!

O impacto do Bone na cena rap mundial é imensurável, eles realmente mudaram o estilo, algo que pouquíssimos músicos conseguem fazer.

O Bone Thugs-n-Harmony não mudou o rap apenas musicalmente, mas também na parte lírica, trazendo preocupações espirituais e existenciais em suas letras, algo até então inédito no gangsta rap, e que até hoje gera vários e vários boatos sobre as crenças dos membros da banda.

Infelizmente o verdadeiro império que o Bone formou durante os anos 90 ruiu nos anos 2000´s, discos com baixas vendagens, problemas judiciais e prisões de integrantes, brigas entre eles, tudo isso foi minando o grupo, que ainda existe, mas bem menor do que já foi, hoje em dia eles lançam seus álbuns através de seu próprio selo BTNHWorldwide, com um contrato de distribuição com a Warner Bros.

Aqui no Brasil eles ficaram conhecidos justamente com esse EP, me lembro bem da época, não só eu como qualquer um que já conhecia rap nacional na segunda metade da década de 90 se lembra do impacto que o Bone teve por aqui.


Por falar nisso, vou contar um episódio cabuloso envolvendo o Bone: em 2002 Ice Blue, do Racionais MC´s, anunciou que organizaria um mega show do Bone em um estádio de futebol em São Paulo, não me lembro qual deles, imediatamente rappers e fãs da banda do Brasil inteiro (e até de alguns países vizinhos) passaram a aguardar com ansiedade mais notícias sobre o show.

O show teve sua data marcada, e pessoas do país inteiro organizaram caravanas, nós aqui em GYN também!

Na hora da van daqui sair duas pessoas não apareceram, e o dono da van não queria sair de jeito nenhum, tentamos de tudo, mas nada, o cara não queria ir, aí resolvemos correr atrás de outra van e também não tivemos sorte.

Arrasados, desistimos da viagem, mas um mano de Aparecida foi para o Postão pegar carona, e conseguiu, falo dele de novo daqui a pouco.

A excursão ia sair do Joãzinho Mercês, quando o lance deu pra trás quem bebia ficou por lá mesmo, o resto foi embora, preciso falar onde eu fiquei?

Alguns dias depois ficamos sabendo que o show do Bone não rolou por causa dos problemas legais de alguns deles (alguns estavam na tranca, em regime fechado, penitenciárias tipo a do OZ!), como os caras não queria vir para cá sem alguns membros e fazer um show `meia-boca` decidiram cancelar a apresentação.

Inclusive o senador Eduardo Suplicy (amigo de vários medalhões do rap paulista) tentou ajudar se responsabilizando pela estadia dos membros presos durante o show no Brasil, mas nos E.U.A, ao contrário daqui, não tem conversa, se o cara está na tranca é lá que ele fica, não tem essa de sair para fazer show.

Diante disso Ice Blue se viu obrigado a fazer um `catadão` entre os maiores nomes do rap nacional da época e fazer um festival com os ingressos à metade do preço, quem já tinha ingresso podia levar um acompanhante na faixa.

Esse lance aconteceu de um dia para o outro, só o pessoal de Sampa e das cidades próximas já sabia que o Bone não iria tocar, e as excursões já haviam saído de suas cidades. Quem foi curtiu, mas em uma entrevista algum tempo depois Blue declarou que o prejuízo passou de R$ 1.000.000,00!

Alguns detalhes cabulosos: 3 ônibus saíram de Brasília, tem gente de lá com raiva desse show até hoje!

Havia uma excursão do Chile no show, coitados dos hermanos! E o mano de Aparecida que foi pegar carona no Postão conseguiu chegar em Sampa no outro dia, mas demorou uma semana para conseguir voltar de lá para GYN/Aparecida!

Caso você não conheça o Bone esse disco é uma `porta de entrada` perfeita para a discografia deles, se você já conhece o som dos manos `Creepin On Ah Come Up` é uma ótima pedida para recordar uma época em que o rap era bem melhor, baixem!



DOWNNLOAD

http://www.mediafire.com/?mwqmu3yt2zy

BONE – THUGGISH RUGGISSH BONE

BONE – FOE THA LOVE OF $

BONE – NO SURRENDER





















Nenhum comentário: