terça-feira, 6 de abril de 2010

Pantera – Far Beyond Driven (1994) – Download


Após emendarem 2 álbuns e duas world tours os Cowboys From Hell estavam exaustos, precisavam de uma parada para descansarem um pouco e se renovarem musicalmente.

No final de ´93 o Pantera entrou em ´férias´, que logo se transformaram em dias tediosos, que os fizeram entrar em estúdio rapidamente.

Mais uma vez sob a batuta de Terry Date a banda começou a trabalhar no material que viria a ser `Far Beyond Driven`.

Todos os membros da banda contribuíram com material na forma de riffs, bases, bridges, etc..., muitos deles criados em sound checks durante a tour de `Vulgar Display Of Power`.

Musicalmente o disco foi um passo à frente na carreira do Pantera, trazendo uma sonoridade mais lenta, extremamente pesada e com um timbre de guitarra simplesmente maligno!

Curiosamente, apesar de ser mais lento que os 2 discos anteriores, `Far Beyond Driven` tem `semi blast beats` em algumas músicas, e discretos elementos de som industrial aqui e ali.

ARTE ORIGINAL DE FAR BEYOND DRIVEN

Lançado em 15/03/1994 o disco estreou direto no primeiro lugar da Billboard, uma amostra inquestionável da popularidade e da moral do Pantera na época.

As faixas `I´m Broken`, `5 Minutes Alone` e `Planet Caravan` (cover do immortal Black Sabbath) foram lançadas como singles e vídeos, tendo uma ótima aceitação e alta rotação na MTV e rádios especializadas.

Morava nos E.U.A quando esse disco foi lançado,e o comprei (em cassete!) logo que ele foi lançado, fiquei de cara com esse disco porque ele era bem diferente dos trabalhos anteriores da banda. Apliquei uma galera da minha escola no `new` Pantera!

Tinha esse cassete até uns poucos anos atrás, mas o emprestei para um `amigo`, juntamente com a minha coleção de livros do Stephen King, e rodei nele!

Diferentemente do CD e do vinil as fotos do encarte do disco no cassete eram coloridas, um luxo!

`Se conselho fosse bom não se dava, se vendia`, concordo plenamente com esse dito popular, mas como cada caso é um caso aqui vai um conselho de alguém que já andou demais e viu coisas demais por esse mundão afora: não empreste raridades!

Para iniciar a divulgação de `Far Beyond Driven` o Pantera fez uma monstruosa tour de costa à costa dos E.U.A, com opening acts de luxo, simplesmente o Biohazard e o Sepultura!

Tive o privilégio de assistir um show dessa tour, infelizmente sem o Biohazard, `só` com o Sepultura e o Pantera!

Quem acompanha o blog há algum tempo sabe da minha `doença` pelo Sepultura, então imaginem o estado em que eu fiquei após o show do Sepultura (era a tour do Chaos A.D!) e do Pantera!

Nunca tinha pego um show do Sepultura no Brasil e ver o meu primeiro show da banda nos E.U.A foi foda, o lugar estava lotado e eu fui com alguns amigos da escola e do prédio em que eu morava, antes do show rolou uma `preparação psicológica`, se é que vocês me entendem (!!!!) e na hora do show todo mundo estava à mil!

Depois dessa tour pelos E.U.A o Pantera iniciou a tour mundial, que os trouxe ao Brasil pela segunda e última vez em 1995.

Para mim esse disco encerra a era `clássica` do Pantera, com exceção do disco ao vivo, nada que eles lançaram após `Far Beyond Driven` me agrada.



Na minha opinião, após esse disco eles embarcaram numa viagem de peso pelo peso e velocidade pela velocidade que matou a principal característica da banda, os grooves pesados, que na verdade era um dos principais diferenciais do Pantera em relação às outras bandas da época.

Depois de escutar, e detestar, o `The Great Southern Trendkill` parei de acompanhar o Pantera.

Mas isso é outra história.....

Curiosidades: Originalmente a capa do disco seria a imagem de um traseiro sendo `empalado` por uma broca industrial!!!!!

Obviamente o departamento de marketing da East West Records vetou a idéia, mas algumas prensagens em CD e vinil da polêmica capa chegaram a serem fabricadas e vendidas na Austrália e na Nova Zelândia, se tornando imediatamente itens de colecionador e sendo até hoje disputadas a tapas nos E-bays da vida!

Após terem sua idéia original vetada os membros do Pantera optaram por uma imagem de um crânio sendo `penetrado` pela bendita broca industrial, dessa vez a imagem foi aprovada e usada na capa do disco.

Os caras realmente queriam `empalar` algo, ou alguém, com a tal broca, será que isso era coisa do Phil Anselmo?!!!?

A princípio a música `Planet Caravan` faria parte da coletânea/tributo `Nativity In Black`, mas problemas contratuais e desacertos entre as gravadoras envolvidas impediram que a faixa fosse incluída no disco e ela `ficou guardada` até o Pantera decidir usa-la em `Far Beyond Driven`.

Esse é um dos melhores covers do Sabbath que eu já escutei, e eu já escutei muitos! Os caras acertaram na mosca com essa música, conseguiram até resgatar aquele clima bem anos 70 da gravação original, o cover ficou perfeito!

Por falar em cover, as versões japonesa, australiana, e neo-zelandense de `Far Beyond Driven` trazem a música `The Badge` do grande (em todos os sentidos!) Poison Idea como bonus track.

`5 Minutes Alone` tem uma origem curiosíssima, em um show em San Diego (Califórnia)durante a tour do `Vulgar` um cara na platéia passou o show inteiro na frente do palco dirigindo impropérios a Mr. Anselmo, que numa atitude lamentável atiçou alguns presentes a ´darem um pau` no xingador, no que foi prontamente atendido!

O rapaz processou o Pantera, e em uma conversa telefônica com os empresários do Pantera o pai dele disse que só queria `5 minutos sozinho (5 minutes alone!) com o tal do Phil Anselmo!`

Ao serem informados disso os membros do Pantera racharam o bico e Anselmo decidiu imortalizar a frase do valente pai em uma canção do Pantera!


Esse foi o primeiro disco em que Darrel, usou o nome artístico Dimebag, antes disso ele era creditado como Diamond Darrel nos discos do Pantera.

Na época do disco a mídia mainstream comentou bastante sobre as letras do disco, lembro de uma `Bizz` da época que tinha uma matéria chamada `A cultura do ódio`, ou algo assim, em que músicos como Phil Anselmo e Ice-T eram citados como `propagadores do ódio` entre seus jovens fãs, a letra de `Good Friends and a Bottle of Pills` do `Far` era citada na matéria; essa letra descreve aquela pavorosa situação em que todo mundo está chapado em alguma festa e um cara acaba transando com a mulher do amigo `sem querer`.

Infelizmente foi nessa época que o processo de degradação física e mental de Phil Anselmo teve início, ele se `graduou` do tradicional `triatlo` de maconha/pó/goró para a heroína, começou a `dar nos canos` e só parou com isso ao ter uma overdose em 1996

Segundo ele disse em várias entrevistas e artigos ele começou a usar heroína para aliviar uma dor crônica que ele tinha nas costas, mal do qual ele já sofria antes de entrar no Pantera e que foi agravado por anos e anos de agitação em shows. O tratamento desse problema nas costas fatalmente envolveria operações, que Anselmo não queria fazer porque teria que ficar um tempo de molho e o Pantera teria que ficar parado.

A saída (imbecil) achada por ele foi começar a usar heroína, que é uma das piores drogas que alguém pode usar, cada um cada um, um adulto tem o direito de fazer o que quiser com seu corpo, mas heroína é foda!

As raízes da separação do Pantera tiveram início durante essa fase da vida de Anselmo.

Quase 16 anos após seu lançamento `Far Beyond Driven` sobreviveu, com louvor, ao teste do tempo, é um clássico absoluto na carreira do Pantera e do heavy metal em geral, baixe-o!


01. Strength Beyond Strength

02. Becoming
03. Five Minutes Alone
04. I’m Broken
05. Good Friends And A Bottle Of Pills
06. Hard Lines Sunken Cheeks
07. Slaughtered
08. 25 Years
09. Shedding Skin
10. Use My Third Arm
11. Throes Of Rejection
12.
Planet Caravan

http://www.mediafire.com/?gnmz2eimt0w

Pantera - 5 Minutes Alone

Pantera – I´m Broken

Pantera – Planet Caravan







Um comentário:

Unknown disse...

Fala ae, cara gostei muito da matéria.
ps:Acabei de comprar o k7 com a capa original. ela é muito foda mesmo.