segunda-feira, 24 de maio de 2010

Swollen Members - Greatest Hits: Ten Years of Turmoil (2010) - Download

Após tentar uma carreira solo em San Francisco no começo dos anos 90, e não ser bem sucedido, o canadense Mad Child (Shane Bunting) retornou para Vancouver e conheceu Prevail (Kiley Hendriks) e Moka Only (Daniel Denton), que tocavam juntos.

Os 3 decidiram montar um grupo de rap e escolheram o nome Swollen Members, mas após pouco tempo Moka Only resolveu sair da banda para iniciar uma carreira solo.

Em 1996 os dois membros restantes do grupo foram ao famoso B-Boy Summit em San Diego (Califórnia), no qual Mad Child venceu vários `rachas` de free style e foi convidado a fazer parte da lendária Rock Steady Crew, que estava lá em peso e merece um capítulo à parte!

A Rock Steady Crew é uma das mais velhas e famosas `gangues` de break de New York, do Bronx para ser mais exato, estão na ativa desde 1979 e além de b-boys também tem alguns rappers em suas fileiras, tendo até lançado discos e singles nesse anos todos.

Não é nada fácil impressiona-los, seja cantando ou dançando, e o fato de Mad Child ter os agradado tanto a ponto de eles o convidarem (e o Swollen Members por tabela!) a entrar para a `gangue` é um testemunho das habilidades do rapper canadense.

Aliás o Swollen Members é um dos três únicos grupos de rap a fazerem parte da Rock Steady Crew, os outros dois são o Dilated Peoples e The Arsonists.

Ainda em ´96 a dupla começou a gravar suas primeiras faixas, sendo ajudados por vários amigos das cenas estadunidense e canadense, entre eles o produtor Rob the Viking, que mais tarde se tornaria um membro do Swollen Members.

As faixas foram inicialmente lançadas em 3 singles 12´´ pelo selo do próprio Mad Child, Battleaxe Records, o sucesso dos singles os levou a gravação do 1º álbum, `Balance`, em 1999.

O álbum, que trazia convidados ilustres como Everlast e Dilated Peoples, foi muito bem recebido pela crítica especializada, chegando a ganhar alguns prêmios.

Após vários shows de divulgação de `Balance` o Swollen Members começou a trabalhar em seu 2º disco, `Bad Dreams`, que foi lançado em novembro de 2001 e ultrapassou o sucesso de seu predecessor.

O 2º trabalho trouxe novamente participações de peso de amigos da banda: Jurassic 5, Son Dobbie, Joey Chavez e o antigo membro Moka Only.

O disco vendeu muito bem, principalmente no Canadá, onde vários singles extraídos dele atingiram vendas de disco de platina!

Novamente o Swollen Members ganhou prêmios da mídia especializada.

Para comemorar o ótimo momento a banda oficializou Rob The Viking e Moka Only (pela segunda vez!) como membros e lançou o disco `Monsters In The Closet` uma coletânea de B-Sides e outtakes, com 3 músicas novas para valorizar o produto, entre elas o sucesso `Breathe`, com a famosa conterrânea Nelly Furtado.


Lançaram em 2003 o disco `Heavy`, que trouxe um direcionamento musical mais agressivo, que foi bem recebido pela crítica e vendeu bem, embora com muitas reclamações de parte considerável da sua base de fãs.

Essa primeira `saraivada` de críticas abalou a banda, que renegou o álbum e até o retirou de sua discografia oficial, e ocasionou a saída de Moka Only do grupo pela segunda vez.

Após uma reestruturação musical o Swollen Members lançou em 2006 o álbum `Black Magic`, um retorno à sonoridade que os consagrou.

Como era esperado o disco agradou em cheio o público alvo da banda, e foi muito elogiado pela crítica.

Quase no final do ano passado o grupo canadense lançou o disco `Armed to the Teeth`, que mais uma vez trouxe uma penca de convidados, foi muito bem aceito pelo público e mídia especializada e gerou uma tour pelos E.U.A e Canadá com o grupo de rap australiano Bliss ´n´ Eso.

Mas nem tudo estava bem no Swollen Members, Mad Child estava viciado em heroína e a banda teve que dar uma parada para ele se tratar.

A coletânea `Swollen Members – Greatest Hits: 10 Years Of Turmoil` foi a forma que eles encontraram para manter o nome da banda em evidência enquanto Mad Child se recupera e eles se organizam novamente como banda.

Eles planejam lançar ainda em 2010 o disco `Beautiful Death Machine`, que segundo boatos trará um som mais agressivo em relação à `Armed to the Teeth`.


Conheço essa banda há pouco tempo, me lembro de ler uma matéria sobre o D2 em uma revista ano passado em que ele falava sobre o Swollen Members, comentava que era amigo dos caras, os havia conhecido nos E.U.A, e pretendia gravar com eles no futuro.

Em meu último aniversário ganhei de presente um daqueles famosos `DVD´s de rap` e nele tinha um clip do Swollen Members, `Watch This`, achei o som massa e dei uma pesquisada sobre eles na web.

Acho que a razão do sucesso da banda é a característica que eles tem de conseguirem agradar `gregos e troianos`, no caso o público underground e o público mainstream de rap.

As batidas e bases são muito bem feitas, e os caras cantam bem, embora algumas partes das letras sejam algo sexistas, mas não chegam a estragar o produto final.

Não é nada comum ouvir falar de rap canadense por aqui, só me lembro do Snow (Informer!) no começo dos anos 90, mas sei e já li que lá há uma cena forte, que faz intercâmbios constantes com a cena estadunidense.

Se você nunca escutou rap canadense essa é uma ótima oportunidade de conferir como é o som dos manos conterrâneos do Wolverine e do Anvil!


01. Fuel Injected
02. Black Magic
03. Watch This
04. Pressure
05. Too Hot
06. Put Me On (Feat. Everlast)
07. Grind
08. Deep End
09. Blackout
10. Lady Venom
11. Dark Clouds
12. Breath (Feat. Nelly Furtado)
13. Bottom Line
14. Horrified Nights
15. Warrior
16. Pornstar
17. Bring It Home
18.
Swamp Water

http://hotfile.com/dl/33032379/50c3571/Swollen_Members-Greatest_Hits_Ten_Years_Of_Turmoil-2010-VAG.rar.html















Nenhum comentário: