segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Carcass – Heartwork (1993) – Download

Um dos meus discos preferidos!

Como quase todo mundo no Brasil conheci o Carcass através do disco `Reeking of Putrefaction` (1989), que surpreendentemente foi lançado no Brasil lá pelos idos de 1991/92. Não gostei muito do som, não sou exatamente um fâ de grindcore, mas viajei na capa, muito grotesca!

Um grande amigo de Trindade, André Porkão, é viciado no Carcass, e sempre me mostrava os lançamentos deles, por falar nisso eles são uma banda extremamente prolífica porque só nessa primeira metade da década de 90 lançaram 6 (!!!) trabalhos, entre discos e E.P´s.

Quando o André me mostrou o `Necroticism: Descanting the Insalubrious` , terceiro disco deles, já gostei bem mais do som porque o lance já estava partindo para o estilo que os consagraria no `Heartwork`.

Gravei algumas faixas em uma fita cassete e passei a gostar bastante do som.

Não me lembro exatemente quando escutei o `Heartwork` pela primeira vez, mas eu já estava morando nos E.U.A, provavelmente foi no `Headbanger´s Ball` da MTV, só sei que fui correndo comprar o disco e chapei no som!

A sonoridade que o Carcass atingiu nesse disco era algo totalmente inovador para a época, eles aliaram o peso que sempre foi característico deles a doses cavalares de melodias nas músicas, não é a toa que eles são considerados um dos pais do Death Metal melódico, algo com que eu concordo plenamente.

As letras também mudaram em `Heartwork` em vez de temáticas gore sobre cadáveres e outras nojeiras, críticas muito bem construídas e embasadas sobre a exploração do homem pelo homem, religiões organizadas, enfim, letras contra `o sistema`.

O disco teve uma ótima repercussão mundial, o que levou o Carcass a excursionar intensivamente ao redor do mundo. Tive o imenso privilégio de pegar um show deles nos E.U.A em 1994, em um local bem pequeno, na verdade um bar, com direito ao famoso `X` em uma das mãos para não poder consumir álcool pois eu era de menor na época.

Se eu já gostava do disco após esse show virei fã da banda mesmo!

O ótimo momento pelo qual a banda passava os levou a um contrato com a toda poderosa Columbia/Sony, que os colocou em estúdio com um orçamento enorme, U$ 200.000!

Quando eles entregaram o novo disco à gravadora os problemas começaram, os executivos não viam como trabalhar comercialmente as músicas novas do Carcass, isso acabou gerando um longo entrevero entre as partes, que só teve fim com a dispensa da banda, que comprou (!!!) o disco da Columbia/Sony e o lançou pela Earache!

Infelizmente a longa batalha judicial azedou o clima interno da banda, que encerrou as atividades antes mesmo do lançamento de `Swan Song`.

Como gostava bastante da banda fui `seco` atrás dos novos projetos dos integrantes do Carcass;Blackstar, Spiritual Beggars, e Arch Enemy, mas nenhum me agradou, infelizmente.

Através dos anos vários e vários boatos sobre uma possível volta do Carcass surgiam, e isso se tornou realidade em 2008, quando eles tocaram no Wacken Open Air (Alemanha) e no Tuska Open Air Metal Festival (Finlândia)

A repercussão desses dois shows gerou uma inevitável e muito esperada world tour, que teve datas no Brasil, dessa vez não pude ir.

No momento a banda ainda existe, não é a prioridade de nenhum dos integrantes mas sempre toca no circuito de festivais de metal, como fizeram recentemente nos dias 06/08 no Vagos Open Air (Portugal) e 13/08 no Jalometalli Metal Music Festival (Finlândia).

Baixe esse disco e relembre/conheça o melhor (na minha opinião!) trabalho de uma banda íntegra ao extremo, que sempre colocou sua arte e sua visão de mundo acima de pretensões comerciais e outras `arapucas` em que muitas bandas caem!

Tracklist:
1. Buried Dreams 03:59
2. Carnal Forge 03:55
3. No Love Lost 03:23
4. Heartwork 04:33
5. Embodiment 05:36
6. This Mortal Coil 03:50
7. Arbeit Macht Fleisch 04:22
8. Blind Bleeding The Blind 04:57
9. Doctrinal Expletives 03:39
10. Death Certificate 03:41

http://www.megaupload.com/?d=T8WACJL9

Link originalmente postado no Central Metal Blog

http://canalla-metal.blogspot.com

Um verdadeiro `museu` de metal, visite-os!

Nenhum comentário: