domingo, 12 de setembro de 2010

Nas – Illmatic (1994) – Download

Um clássico incontestável do rap mundial, item obrigatório na discoteca de qualquer um interessado no estilo!
Não vou me estender demais sobre a vida e o trabalho de Nas, basta dizer que eu o considero um dos melhores rappers que eu já escutei, anos luz, na parte lírica e vocal, à frente da maioria absoluta dos outros MC´s.
Me lembro perfeitamente quando esse disco saiu, comprei o vinil nas Lojas Americanas (!) e algum tempo depois encomendei o CD, infelizmente dei fim nos dois na fase `Christiane F`, mas com a popularização da Internet consegui baixar o disco facilmente, e mais vários outros discos do Nas.
Quando `Illmatic` foi lançado o rap de New York estava em baixa comercialmente, através do mega sucesso de Dr. Dre e Snoop Dogg a Death Row Records dominava totalmente o milionário mercado do rap estadunidense, e vários artistas da Califórnia pegaram `carona` no sucesso deles e também venderam bem.
O disco de estréia de Nas foi a resposta de New York à costa oeste, ele foi o único artista de lá que conseguiu, na época, fazer frente comercialmente à Death Row e demais gangstas.
`Illmatic` foi super bem recebido na época, e com o passar do tempo adquiriu o status de clássico. O disco mais parece uma coletânea, várias de suas músicas tiveram ótima execução em rádio, e nada menos que 5 (!!!!) faixas do disco foram lançadas como singles: `Halftime`, `It Ain´t Hard to Tell`,`The World Is Yours`, `Life Is a Bitch`, e `One Love`, com exceção de `Life Is a Bitch` todas tiveram videos clips, que tiveram ótima veiculação na MTV e em outros canais musicais, me lembro deles no saudoso `Yo MTV Rap`!
Nasir bin Olu Dara Jones é filho do renomado músico de jazz Olu Dara, desde pequeno, influenciado pelo pai, estudou música e teve contato com vários estilos musicais, isso explica o apuro e bom gosto dos instrumentais do disco, bem acima da média dos trabalhos de outros rappers da época.
Baixe!
Genesis
N.Y. State of Mind
Life´s a Bitch
The World Is Yours
Halftime
Memory Lane (Sittin´ in da Park)
One Love
One Time 4 Your Mind
Represent
It Ain´t Hard to Tell

http://www.4shared.com/file/_Z2hKMLN/nas_-_illmatic_1994.html?err=no-sess












Nenhum comentário: