domingo, 30 de janeiro de 2011

DC Comics abandona o sistema classificatório da Comic Code Authority

Jim Lee comunicou no blog The Source que a DC Comics abandonará o sistema classificatório da Comic Code Authority.

A editora usará um novo código, desenvolvido internamente. O novo sistema entrará em vigor em abril e será o seguinte:

E (Everyone) - Para todas as idades. Histórias com pouca violência;
T (Teen) - Adolescentes. Material apropriado para leitores com mais de 12 anos de idade, contendo violência leve, linguagem mais forte e temas sugestivos;
T+ (Teen Plus) - Para leitores maiores de 16 anos. Conteúdo de violência moderada, xingamento leve, imagens gráficas mais fortes e temática sugestiva.
M (Mature) - Para maiores de 18 anos. Material com violência intensa, palavrões diversos, nudez, temática sexual e outros conteúdos indicados para adultos.

As revistas da linha Vertigo não serão classificadas com este sistema, pois são todas indicadas para leitores adultos (for mature readers).

O código da Comic Code Authority surgiu em 1954, como resultado da investigação do congresso dos Estados Unidos (liderada por Estes Kefauver) sobre o conteúdo de horror, sexo e violência nas revista em quadrinhos. O Comic Code era supostamente um código de ética dos quadrinhos, mas que servia na prática como um instrumento de censura.

A Marvel abandonou o código em 2001 (na época, o Universo HQ cobriu extensamente o assunto, vide 1, 2, 3.

Com a saída da DC Comics, apenas as editoras Archie Comics e Bongo Comics ainda estão presas ao código arcaico da Comic Code Authority.



P.S – Alguns dias após o anuncio da DC a Archie e a Bongo também anunciaram o abandono do famigerado código.

Universo HQ http://www.universohq.com.br

Nenhum comentário: