segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

X-Men: 1st Class - 1º Trailer

Quero começar o texto deixando bem claro que sou completamente `traumatizado` com adaptações de HQ´s da Marvel que não sejam realizadas pelo próprio Marvel Studios, principalmente depois do pavoroso `Wolverine: Origens`.

Dito isso, cinematograficamente o trailer de `X-Men: 1st class` é muito bom, mas apenas em seus aspectos técnicos, porque pelo pouco que dá para se ver pelas cenas divulgadas, Hollywood mais uma vez meteu os pés pelas mãos ao tentar adaptar a mitologia de uma HQ para o cinemão.

Quando um `doente` da Marvel escuta a expressão `X-Men: 1st Class` imediatamente se lembra da formação original dos X-Men, que era: Ciclope, Garota Marvel, Homem de Gelo, Fera e Anjo, você viu algum deles no trailer?

Nem eu, com exceção do Fera, que na época que o filme supostamente está tentando retratar ainda não havia sofrido a mutação que lhe deu um aspecto animalesco.

Há muito tempo atrás, após várias más experiências, entendi o fato de que quadrinhos são uma mídia, e o cinema é outra mídia, nem tudo que funciona em um funciona no outro, mas mesmo assim é no mínimo frustrante ver personagens que eu cresci amando serem adaptados para o cinema de maneira tão porca.

Existe toda uma logística por trás dessas adaptações, ao comprar os direitos de um personagem e investir milhões de dólares na realização de um filme os grandes estúdios visam apenas o lucro, na casa das centenas de milhões de U$. E para atingir esse objetivo, infelizmente, o caminho `certo` é se fazer um filme que tenha o máximo de apelo possível para pessoas de todas as faixas etárias e sociais.

E isso é feito se simplificando ao mínimo denominador as características dos personagens e as tramas em que os filmes se baseiam.

Nesse processo praticamente tudo que caracteriza os personagens é posto de lado.

Algumas vezes um ou outro filme fica bom, apesar de tudo, mas na maioria absoluta dos casos o resultado é um insulto a qualquer apreciador de quadrinhos.

Com certeza irei assistir `X-Men: 1st Class` na primeira sessão do primeiro dia de exibição, mas isso apenas por que o `vicio` e a curiosidade falam mais alto, não estou nem um pouco animado com esse filme, não espero nada demais dele.

Nenhum comentário: