terça-feira, 26 de abril de 2011

Viper – The Killera Sword (Demo) – 1985 – Download

Um marco histórico do metal nacional, uma autêntica relíquia do período paleolítico do underground brazuca!

``The Killera Sword`` é a famosa demo do Viper, que quase instantaneamente escancarou as portas da então incipiente cena metal paulistana para o jovem grupo formado em 1985 pelos irmãos Pit e Yves Passarel (baixo e guitarra, respectivamente), André Matos (vocal, e que vocal!), Felipe Machado (guitarra) e Cássio Audi (bateria).

Com essa demo o Viper se destacou de uma maneira ímpar das outras bandas iniciantes da época graças a alguns fatores: a magnífica veia melódica que emanava de suas composições, o absurdamente virtuoso vocal de André Matos (com cerca de 13 anos na época!), a mistura perfeitamente equilibrada de técnica e porrada em suas músicas, a impressionante capacidade composicional de Pit, e por último a impecável execução instrumental que eles imprimiam à suas músicas, em tudo e por tudo um grupo vários anos luz à frente das bandas contemporâneas a eles!

Logicamente nem tudo em relação à `The Killera Sword` é perfeito, a produção envelheceu muito mal, os timbres e a gravação em si soam muito toscos para os padrões de hoje, mas temos que dar um desconto imenso à isso porque trata-se de uma demo de heavy metal gravada no (muito) longínquo 1985, época em que se realizar qualquer tipo de gravação mais pesada por aqui era uma autêntica `aventura`!

A repercussão da demo foi absurda, pois todos os elementos que deixariam a cena metálica , nacional e internacional, de queixo caído nas obras primas `Soldiers of Sunrise` e `Theatre of Fate` já estavam presentes em `The Killera Sword`, mas de uma maneira mais `ingênua`, o que torna a audição dessa peça histórica ainda mais interessante.

A demo levou o Viper a tocar incessantemente no efervescente circuito de shows da época, o que os levou rapidamente a um contrato com a Rock Brigade Records, pela qual lançaram os dois discos já citados, e daí pra frente (quase) todo mundo conhece a história!

Gosto bastante do Viper, apesar das trapalhadas na segunda metade da década de 90, indiscutivelmente eles são uma das pedras fundamentais daquela geração que nos anos 80/90 estabeleceu os padrões do metal nacional, para o bem e para o mal.....

Quem dera que as bandas atuais demonstrassem em suas demos o potencial (concretizado!) que o Viper demonstrou em `The Killera Sword`!

Para a galera mais provecta essa demo vai trazer muitas recordações, reviver uma época. E para o pessoal mais novo `The Killera Sword` é uma jóia rara e valiosa que merece ser conferida e apreciada, baixem!

  1. 1. Law of the Sword
    2. Signs of the Night
    3. Nightmare
    4. H.R. (Heavy Rock)
    5.
    The Whipper

    6. Killera - The Princess

http://www.4shared.com/file/pqYWarKj/Viper_-_The_Killera_Sword_Demo.html


2 comentários:

Diego Pereira Menezes disse...

Poxa, o link está inválido... será que é possível atualiza-lo? Muito obrigado pela divulgação dessa joia rara do metal brazuca! E parabéns pelo excelente texto!

Diego Pereira Menezes disse...

Poxa, o link está inválido... será que é possível atualiza-lo? Muito obrigado pela divulgação dessa joia rara do metal brazuca! E parabéns pelo excelente texto!