terça-feira, 12 de julho de 2011

Seleção Feminina desclassificada nas quartas – de – final da Copa do Mundo Feminina 2011 – Alemanha


Mais uma vez nossas guerreiras lutaram até o último momento e não conseguiram o objetivo desejado....

Acompanho a seleção feminina de futebol desde os Jogos Olímpicos de Atenas (2004) e sempre sofro com os constantes 2º lugares e quetais, especialmente nas mãos dos E.U.A e da Alemanha.

Dessa vez uma série de fatores contribuíram para a desclassificação de nossas meninas, principalmente a estupidez, teimosia e inércia do Sr. Kleiton Lima, dublê de técnico, que insistiu em um esquema que colocava as jogadoras em posições nas quais elas não rendem tudo que podem: a habilidosa e goleadora Erika na defesa e Rosana, uma lateral/meio campista, como referência no ataque, praticamente uma centro-avante.

Além desses dois exemplos absurdos ocorreu também algo que eu odeio, atletas jogando com o nome, o que Formiga e Ester ainda tem a oferecer a uma seleção nacional em pleno 2011?

Com garotas competentes no banco, que precisam pegar experiência em competições internacionais pois são a próxima geração da seleção feminina, Lima insistiu em nomes consagrados, medalhões, que já fizeram muito pela seleção mas atualmente não tem mais condições técnicas e físicas para serem titulares absolutas.

Na fatídica partida contra os E.U.A o pretenso treinador assistiu inerte à iminente derrota do time, não teve coragem de mexer no selecionado, vai se saber por quê......, só realizou a primeira substituição quando Formiga simplesmente desabou por causa das cãibras que estava sentindo, e insistiu em deixar Ester machucada em campo.

Some-se a esse `técnico` o arremedo de preparação que a CBF (Casa Bandida do Futebol) organizou para a seleção feminina, apenas dois amistosos, contra o Chile, e contra um apanhado de jogadoras que jogaram sob o nome de Seleção de Pernambuco, e só.

Enquanto as outras equipes se prepararam com vários amistosos contra seleções e times fortes e chegaram com bastante antecedência à Alemanha, nossa guerreiras só tiveram esses dois míseros jogos e chegaram ao país sede da Copa em cima da hora.

Quanto à partida em si, após tantos anos assistindo a jogos da seleção feminina estou quase convencido que existe um bloqueio psicológico em relação a enfrentar os E.U.A, tirando aquela partida no Pan de 2007 em que Marta e Cia aplicaram uma goleada histórica em um time misto dos E.U.A, sempre que nossa meninas enfrentam as yankees elas aparentemente já entram derrotadas, um verdadeiro trauma!

Dessa vez, uma combinação funesta de erros individuais e falta de preparo psicológico causaram o fracasso do Brasil na Copa.

Faltou calma e frieza para amarrar o jogo quando o placar estava 2 x 1 para o Brasil. Por mais que me doa falar isso, time que toma um gol nos minutos finais do segundo tempo de uma prorrogação não merece ser campeão.

Nos faltou malícia, malandragem, não aquela malandragem tosca que a Erika infelizmente tentou aplicar, mas a malandragem de tocar a bola para lá e para cá até matar os minutos finais da prorrogação.

Mais uma vez Marta salvou a pátria duas vezes, o que infelizmente não foi suficiente. Ela sempre será nossa rainha e melhor jogadora do mundo, mas temos que desenvolver um esquema de jogo que conte com o talento dela, e não que se apóie no talento dela.

Quero ressaltar que tenho uma simpatia enorme pela zagueira Daiane Bagé, que apesar de ter marcado o gol contra, ter falhado no segundo gol, e desperdiçado sua cobrança nos pênaltis, não deve de nenhuma maneira ser crucificada ou apontada como a `culpada` pela desclassificação. Quem a conhece de outros carnavais sabe o valor dessa guerreira, e como diz o imortal Romário `só perde pênalti quem tem a coragem de bater`, cabeça erguida Daiane!

Somos apenas humanos e portanto passíveis de falhas, e é exatamente isso que torna o futebol um esporte tão apaixonante.

Das seleções que sobraram na Copa, Japão, E.U.A, França, e Suécia, acho que os E.U.A ou a Suécia irão levar a taça.

Outra decepção minha foi a seleção da Alemanha, assisti alguns jogos delas e me impressionei com o volume de jogo, a veterana (e gata!) Grings estava jogando demais. Mas infelizmente as germânicas foram desclassificadas pelo Japão, que eu não acho grande coisa.

Imaginei que a final seria Brasil x Alemanha.

Bom, dentro de alguns meses irá acontecer o Pan Americano de Guadalajara, e mais uma vez nossas guerreiras estarão lá representando o Brasil, espero que sob o comando de outro treinador e com mais maturidade e preparo psicológico.

Uma hora vai dar certo, ainda verei essas guerreiras ganharem uma medalha de ouro olímpica e uma copa feminina!

Se com tantas adversidades elas realizaram tanto nos últimos anos, imaginem quando e se a CBF der um mínimo de condição e apoio a elas.

Mais uma vez parabéns minhas guerreiras, torço demais por vocês, que contra tudo e todos superam barreiras e derrubam preconceitos, só de chegar às quartas de final vocês já são vencedoras!

Nenhum comentário: