segunda-feira, 9 de julho de 2012

Gojira – L´enfant Sauvage (2012) – Download

 Gojira, uma das bandas que mais tem me agradado ultimamente!
A primeira vez que ouvi falar desses franceses foi em meados de 2007, quando o guitarrista/vocalista Joe Duplantier foi convidado para atuar como baixista no disco de estréia do Cavalera Conspiracy, `Inflikted`, lançado em março de 2008.
Duplantier chegou a fazer boa parte da tour desse disco mas teve de sair da banda por causa dos compromissos do Gojira.
Sei que existe uma forte cena underground na França, mas não conheço muito sobre ela, de cabeça agora me lembro do Treponem Pal, Trust, e MC Solaar, tem também uma banda Black Metal de lá que eu conheço mas não me lembro do nome no momento.

O Gojira foi fundado em 1996 em Ondres (uma pequena cidade perto de Bayonne) por Joe Duplantier, seu irmão Mario Duplantier (bateria), Christian Andreu (guitarra solo) e Jean – Michel Labadie (bateria). A formação da banda nunca mudou, uma raridade no metal!

No início das atividades a banda se chamava Godzilla, mas logo que conseguiu alguma notoriedade teve de mudar de nome por causa de problemas legais relacionados aos direitos autorais do famoso personagem japonês, optaram então pelo nome Gojira, uma latinização do nome original do dinossauro.
Ainda como Godzilla a banda lançou as demos `Victim` (1996), `Possessed` (1997) e `Saturate` (1999).
A boa repercussão das demos os levou a abrir tours européias de bandas como Cannibal Corpse, Edge of Sanity, Impaled Nazarene, e Immortal, o que dá uma boa idéia da diversidade do som do Gojira, uma letal mistura de Thrash, Death, ritmos grooveados, e pitadas de virtuosismo, capaz de agradar a gregos e troianos!
Já como Gojira eles ainda lançaram a demo `Wisdom Comes` (2000), e daí já partiram para o primeiro álbum, chamado `Terra Incognita`.
Sempre excursionando incansavelmente pelos porões underground europeus o Gojira lançou seu segundo disco `The Link` em 2003, e pouco tempo depois gravaram um DVD ao vivo em Bordeaux, `The Link Alive`.

Os dois primeiros trabalhos do Gojira foram lançados pelos selos Gabriel Editions e Boycott, respectivamente, competentes mas não o suficiente para os objetivos dos franceses, que queriam divulgar seu trabalho também fora de Europa

Com isso em mente o Gojira assinou com selo francês Listenable Records, pelo qual lançaram seu terceiro petardo `From Mars to Sirius`.
A estratégia deu certo pois logo após o lançamento do disco o Gojira já estava nos E.U.A abrindo shows do Children of Bodom, e pouco depois abriu a tour britânica do Trivium.
Ainda em 2007 eles retornaram aos E.U.A para abrir shows do Lamb of God, juntamente com os amigos do Trivium e o Machine Head.
Após tantas tours como banda de abertura o Gojira finalmente sentiu o gosto de ser a atração principal como um dos co headliners da Radio Rebellion Tour, que eles fizeram juntamente com o Behemoth, Job for a Cowboy, e Beneath the Massacre.
Essa tour varreu os E.U.A de costa a costa durante os meses de outubro e novembro de 2007, dando uma enorme divulgação às bandas. E foi exatamente por causa dela que Duplantier foi chamado para ser o baixista do Cavalera Conspiracy.
Após fazer uma parte da extensa world tour da banda dos irmãos Cavalera, Duplantier teve de abandonar o posto de baixista para iniciar o processo de composição do novo disco do Gojira, `The Way of All Flesh`, lançado pela Listenable Records em outubro de 2008.
A ótima repercussão do novo disco os levou a fazer sua primeira tour estadunidense como headliners, com as bandas The Chariot e Car Bomb como open acts.
Essa tour chamou a atenção do Metallica, que convidou os franceses para juntamente com o Lamb of God abrirem uma curta tour nos meses de outubro e novembro de 2009.
Após mais uma série de intermináveis tours pelos E.UA e Europa o Gojira entrou em um estúdio em Los Angeles, em novembro de 2010, com o conceituado produtor Logan Mader para gravar um EP de quatro faixas, chamado `Sea Shepherd EP`, cujas vendas serão totalmente doadas à organização anti pesca de baleias Sea Shepherd! Consciência ambiental é um dos principais temas das letras do Gojira.
Por causa de problemas logísticos esse EP ainda não foi lançado.
Em outubro de 2011 o Gojira assinou com a lendária Roadrunner Records, com a qual finalmente conseguiu divulgação em nível mundial e lançaram em junho de 2012  `L´ Enfant Sauvage`, cuja tradução é `criança selvagem`.
A canção título do novo álbum foi escolhida para ser o single e teve um clipe gravado, que está tendo ótima receptividade na cena Metal.
Como eu disse algumas linhas antes o som do Gojira é uma mistura única de vários elementos do som pesado, gerando uma sonoridade  altamente agressiva e cativante, além de absurdamente bem tocada, com a execução instrumental flertando com o virtuosismo, o que aliado a letras com preocupações ambientais e espirituais tornam a banda de Odrens um oásis em meio à mesmice que impera em grande parte do cenário metal internacional.
Sou fascinado por bandas que ao invés de seguir o velho e batido esquema de copiar os medalhões trilham o árduo caminho da originalidade, que pode não render resultados de um ponto de vista pecuniário, e também pode não dar certo em termos de popularidade, mas traz uma imensa dose de realização pessoal, e também as coloca na honrosa posição de inovadores de um gênero musical, desbravadores de novas possibilidades, algo que não tem preço!
Mes félicitations Gojira!
Dedico esse post ao meu amigo Aneude Júnior, figurinha carimbada do underground goiano, que me aplicou vários sons do Gojira em diversas (e pavorosas!) caronas em seu famoso carro vermelho!



1. Explosia
2. L enfant Sauvage
3. The Axe
4. Liquid Fire
5. The Wild Healer
6. Planned Obsolescence
7. Mouth of Kala
8. The Gift of Guilt
9. Pain Is a Master
10. Born in Winter
11. The Fall






Um comentário:

Marcos disse...

Não tive a oportunidade de escutar o album por aqui, através do Paranoid Zine, mas esse álbum está bom. Apesar nao tão intenso quanto seu antecessor, é uma boa pedida com certeza! \m/