domingo, 26 de agosto de 2012

Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge – Resenha

 The Dark Knight Rises, E.U.A, 2012-08-26

Direção: Christopher Nolan

Roteiro: Christopher Nolan, Jonathan Nolan, David Goyer

Elenco: Christian Bale, Gary Oldman, Tom Hardy, Joseph Gordon-Levitt, Anne Hathaway, Marion Cotillard, Morgan Freeman, Michael Caine

 Propositalmente deixei passar algumas semanas antes de resenhar esse filme aqui no blog. O assisti na primeira sessão do primeiro dia de exibição e queria me distanciar um pouco do impacto que ele me causou para avaliar com mais calma se ele era realmente tão bom quanto eu achei. E agora posso falar com certeza, ele é!
Chris Nolan `encerrou` de forma absolutamente competente e coerente sua trilogia do morcegão, amarrando (quase) todas pontas soltas, tramas e sub tramas que criou nos 2 primeiros filmes. Frisei a palavra `encerrou` porque apesar de concluir a história que queria contar, Nolan deixou material que pode ser usado em um eventual quarto filme da franquia, inclusive uma autêntica surpresa relacionada ao famigerado Garoto Prodígio, nem tão garoto no caso! E uma deixa enorme para uma adaptação de `O Cavaleiro das Trevas`, obra seminal de Frank Miller que eu tenho certeza que 99,9% dos que estão lendo essa resenha tem em suas coleções!
 Quando soube que o vilão do terceiro filme seria o Bane não me empolguei nem um pouco, com uma das melhores galerias de vilões das HQ´s (só a do Aranha chega perto, talvez seja até melhor, mas aí vai do gosto pessoal de cada um!) à sua disposição o Nolan me inventa de escolher um dos personagens mais apagados e esquecíveis da mesma, um vilãozinho mequetrefe!
Mas provando mais uma vez seu talento Nolan conseguiu tirar leite de pedra e deu ao personagem uma certa profundidade.
 Quanto à trama, prefiro não falar muito sobre ela porque a essa altura do campeonato qualquer um que goste do morcego já assistiu o filme há muito tempo, só vou dizer que ela é fortemente baseada nos arcos `A Queda do Morcego` e `Terra de Ninguém`, dos quais não sou fã, mas que funcionaram bem no contexto do filme.
Destaco a gatinha Anne Hathaway no papel de Selyna Kyle, a Mulher Gato, que soube passar muito bem a mescla de malícia, sensualidade e um senso de justiça para lá de peculiar, que caracteriza a personagem nas HQ´s e que foi muito bem transposto para a telona, ao contrário daquele pavoroso filme com a Halle Berry alguns anos atrás.
 Sir Michael Caine está mais uma vez magnífico no papel do ubíquo Alfred Pennyworth, mais uma vez dando um verdadeiro show de interpretação, grande ator!
Christian Bale mais uma vez mostra que nasceu para interpretar o morcegão, ótimo trabalho!
Mr. Morgan Freeman está muito bem no papel de Lucius Fox, o mesmo acontece com Gary Oldman, como Comissário Gordon, que dessa vez não teve uma participação grande no filme.

Gostei do filme, não é de maneira nenhuma melhor que o fenomenal `Batman – O Cavaleiro das Trevas`, mas ganha, apertado, de `Batman Begins`.
Logo que conseguir o filme legendado o postarei aqui, se você ainda não o assistiu corra e veja no cinema!

Nenhum comentário: