segunda-feira, 8 de julho de 2013

Disputa judicial sobre os direitos de He-Man

 O personagem He-Man está envolvido numa disputa judicial entre o escritor Donald Glut e a empresa Mattel.
A Mattel, conhecida pela fabricação de brinquedos como a boneca Barbie e os carrinhos metálicos Matchbox, está processando Donald F. Glut, roteirista de seriados como Shazam, Elo Perdido e G.I. Joe(embora seja mais lembrado como o escritor do livro O Império Contra-Ataca, adaptado do roteiro do filme), numa tentativa de garantir seus direitos sobre He-Man. Ela quer que a justiça estadunidense emita uma declaração judicial afirmando a ele a propriedade e o copyright do herói.
DONALD GLUT

Glut escreveu a proposta inicial do personagem e uma série de quatro mini HQs (cujos copyrights pertenciam à Mattel, naquela época), antes do lançamento da linha de brinquedos Mestres do Universo ser lançada pela companhia. A empresa está tentando estabelecer a sua total propriedade sobre os direitos afirmando que o trabalho do escritor está qualificado dentro da legislação como work-for hire, o mesmo tipo de argumento comum a muitos processos envolvendo a criação de super-heróis da Marvel e DC Comics.
Por outro lado, Glut parece ter obtido os copyrights sobre o conceito inicial e afirma que licenciou o material para o fabricante de brinquedos em 1981 e que esse acordo irá expirar nos próximos meses.
Parte do problema deriva do fato de que a Mattel era proprietária da editora Western Publishing, na qual Glut trabalhava, no início da década de 1980, e chamou o escritor para desenvolver esse projeto.
He-Man voltou a ganhar relevância recentemente, pois está sendo publicado pela DC Comics, numa HQ escrita por Keith Giffen e está sendo adaptado, mais uma vez, para o cinema .



Fonte: Universo HQ http://www.universohq.com.br

Nenhum comentário: